jueves, 25 de octubre de 2018

Artículo: El pensamiento de Artaud en el teatro peruano contemporáneo

Vio la luz el libro "Antonin Artaud e a América Latina" publicado en Brasil y organizado por Felipe Monteiro, Mara Salles y Antonia Pereira. En el libro he publicado el artículo "O pensamiento de Artaud e o teatro peruano contemporâneo". 

Resumen:
No presente texto se apresentam três níveis diferenciados de relação entre o pensamento de Artaud e o teatro no Peru. O primeiro nível é a influência que Artaud teve nos criadores teatrais peruanos tais como Mario Delgado, diretor do grupo Cuatrotablas. Esta influência começou partir dos anos 1960, tanto diretamente como pelo contato que os teatristas estabeleceram com Jerzy Grotowski e Eugenio Barba, principalmente. O segundo nível é a vigência das reclamações -quase um século depois das denúncias do Artaud- de um teatro que se limita em encenar um texto, sendo que ainda, no Peru, existe um domínio do teatro como texto. O terceiro nível não é uma relação, mas é ressaltar a existência de experiências cênicas peruanas originárias, hoje vigentes principalmente em festas populares, com características semelhantes àquelas que Artaud percebia no teatro asiático.



El libro aún no está disponible en internet, pero ya me informaron que pronto lo estará.


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